Almada está em constante progresso, basta olhar para a quantidade de projectos levados a cabo pela câmara municipal, entre eles está, talvez o mais importante, o Metro Sul do Tejo.
O MST surgiu de um projecto começado há 15 anos pelos autarcas da Margem Sul, com o intuito de criar uma alternativa ao transporte individual, alternativa essa que fosse capaz de diminuir a poluição da cidade e que ligasse, numa primeira fase, os concelhos de Almada e Seixal e os concelhos da Moita e do Barreiro, numa segunda fase.
O conforto, a rapidez e a segurança são três das muitas vantagens do MST, tal como a valorização do espaço público e urbano tornando o centro da cidade uma área pedonal, valorizando o comércio local e aumentando o estacionamento para residentes e comerciantes.
Foi no dia 30 de Abril que foi inaugurado e, no dia 1 de Maio aberto ao público o primeiro troço do MST entre a Cova da Piedade e Corroios.
Linha 1
Cacilhas - Corroios
VERMELHO
Linha 2
Corroios - Pragal
AZUL
Linha 3
Cacilhas – Universidade
VERDE
(inaugurado dia 15 de Dezembro)
Obras na cidade
Embora as obras avancem rapidamente, ainda estão a decorrer em três importantes praças (Praça Gil Vicente, Praça MFA e Praça São João Baptista), obras estas que também têm em vista uma requalificação importante destes sítios.
Obras na Praça S. João Batista
Com o MST o eixo central da cidade vai ser parcialmente pedonalizado oferecendo amplos espaços publico, que promovem na medida de promover o comercio local.
Ao nível de estacionamento, a câmara Municipal de Almada disponibliza 330 luigares nos parques de estacionamento da praça da liberdade e largo Gabriel Pedro, destinados a residentes e comerciantes.
Uma das principais intervenções de pedonalização é a praça s joão Batista, que vai ganhar uma nova vida, novas infra estruturas, novo mobiliário urbano, novo pavimento, nova iluminação publica e duas novas fontes.
~ Lisnave
~ Andorra
~ Escolas de Almada concorr...