Quarta-feira, 27 de Fevereiro de 2008

Cultura - 3ª Reflexão

    Hoje apresentamos a nossa reflexão acerca dos aspectos Culturais da nossa cidade.

 

   


                Almada dispõe de um variado leque de espaços culturais, que têm vindo a aumentar conforme o crescimento da cidade. O exemplo mais recente é o Teatro Municipal de Almada que já foi palco de grandes peças, entre elas, algumas das peças do Festival Internacional de Teatro, organizado pela Companhia de Teatro de Almada.

O Teatro Municipal de Almada, apesar de ser o principal centro cultural da cidade, está longe de ser o único. Começando pelo património cultural, temos o Cristo Rei, símbolo da cidade e o Castelo situado em Almada Velha e toda a zona ribeirinha, olho de boi, que foi recentemente arranjada.

 Como galerias das artes plásticas, Almada dispõe de variados locais, sendo a Galeria Municipal de Almada, Solar dos Zagalos, Casa da Cerca e, a Oficina da Cultura que todos os anos alberga a exposição da nossa escola Ver de Fazer.

 Funcionando como biblioteca, lugar para exposições e com sala de teatro/cinema, temos o Fórum Romeu Correia, situado na principal praça da cidade, S. João Batista. Não esquecer também da Academia Almadense, com uma grande sala de cinema, apesar de estar em crise financeira devido a abertura dos cinemas no Almada Fórum. É de salientar o Museu da Cidade onde podemos ver como Almada foi crescendo como cidade, dando a conhecer ás pessoas um pouco da sua história através de imagens, maquetas.

Orgulhamo-nos de dizer que Almada tem imenso para dar em termos musicais. Cidade mãe de grandes bandas, sendo Da Weasel a mais conhecida, Almada disponibiliza vários espaços de excelente ambiente onde se pode conhecer o trabalho de várias bandas da terra, como o Ponto de Encontro em Cacilhas, a Casa Amarela e o Culto Bar. Para além desses três espaços o Cine Teatro de Corroios é cada vez mais um ponto de passagem obrigatório para bandas internacionais mais alternativas como por exemplo, Sepultura e Marky Ramone.

Almada pode ter uma grande variedade de espaços direccionados para a Cultura, mas não basta tê-los, é preciso levar as pessoas até eles. Visto que somos da área de Artes Visuais, iremos focar-nos com mais força nos aspectos culturais da cidade. Proporemos ideias criativas relativamente a este aspecto com o intuito, não só de criar mais espaços culturais mas também de levar as pessoas até aos existentes.


PINTADO POR Marias às 16:46
link do post | comentar | favorito

~Conhece-nos


~ Cuscar

~ Adiciona-nos

. 2 seguidores

~Coisas Novas

~ Propostas

~ Infra estruturas II

~ Infra Estruturas

~ Linha de Trabalho

~ Propostas

~ Projecto Elipse

~ Almada Arranha céus

~ Lisnave

~ Andorra

~ Escolas de Almada concorr...

~Tralha

~ Maio 2008

~ Abril 2008

~ Março 2008

~ Fevereiro 2008

~ Dezembro 2007

~ Novembro 2007

~ Outubro 2007

~subscrever feeds

~Explorar

 

~Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
17

19
20
21
23
24

26
27
28
29
30
31


~tags

~ todas as tags

~Links

SAPO Blogs

~subscrever feeds